FORMAÇÃO JUDICIAL E MUDANÇA DE PARADIGMAS: A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DAS ESCOLAS DA MAGISTRATURA NA PROMOÇÃO DE UMA JUSTIÇA INCLUSIVA E INTERSECCIONAL

Autores

Palavras-chave:

Formação judicial, Escolas da Magistratura, Justiça inclusiva, Mudança de paradigmas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel das Escolas da Magistratura na promoção de uma mudança de paradigmas na formação judicial, destacando sua relevância como espaços de reflexão crítica, inovação pedagógica e difusão de valores democráticos. A atuação do Poder Judiciário enfrenta desafios crescentes para responder às demandas de uma sociedade marcada por desigualdades e pluralidade de sujeitos de direitos, tornando necessária a superação do paradigma tradicional, centrado na aplicação formal da norma, para a construção de uma justiça mais sensível às diferenças e vulnerabilidades. A pesquisa adota metodologia qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de documentos normativos, com destaque para instrumentos do Conselho Nacional de Justiça e das escolas judiciais. Examina-se a implementação de práticas formativas voltadas à inclusão, como ensino da perspectiva de gênero, da interseccionalidade, dos direitos das pessoas com deficiência e da linguagem clara. Os resultados indicam que a formação judicial não deve se limitar ao desenvolvimento de competências técnicas, mas incorporar dimensões éticas, humanísticas e sociais, preparando magistrados e servidores para enfrentar a complexidade dos conflitos contemporâneos. Conclui-se que as Escolas da Magistratura exercem papel estratégico na consolidação de uma cultura jurídica comprometida com a justiça social, contribuindo para um Judiciário mais acessível, empático e alinhado aos princípios constitucionais, de modo que a efetividade da justiça inclusiva depende diretamente de uma formação orientada por valores democráticos e pela centralidade da pessoa humana.

 

Biografia do Autor

Flávia Grazielle Rebouças Teixeira de Carvalho, Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba/ Universidade de Salamanca

Doutoranda em Administração, Finanças e Justiça no Estado Social na Faculdade de Salamanca – USAL. Mestra em Direito e Desenvolvimento Sociopolítico Sustentável – UNIPÊ. Especialista em Prática Judiciária pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Servidora da Escola de Magistratura da Paraíba (ESMA-PB).

Referências

BARBOSA, Rui. Oração aos Moços. 5. ed. Rio de Janeiro: Casa Rui Barbosa, 1999.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Resolução nº 492, de 17 de março de 2023. Dispõe sobre a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário e institui o Protocolo para Julgar com Perspectiva de Gênero. Brasília, DF: CNJ, 2023. Disponível em: <https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/10/protocolo-para-julgamento-com-perspectiva-de-genero-cnj-24-03-2022.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2026.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Diário Oficial da União, Brasília, 26 ago. 2009. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/convencaopessoascomdeficiencia.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2026.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Dispõe sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 4 mar. 2026.

COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. São Paulo: Boitempo, 2019.

CRENSHAW, Kimberlé. Demarginalizing the intersection of race and sex. University of Chicago Legal Forum, 1989.

FERRAZ, Carolina Valença; LEITE, Glauber Salomão. A presunção de capacidade civil da pessoa com deficiência na Lei Brasileira de Inclusão. Disponível em: <https://periodicos.unipe.br/index.php/direitoedesenvolvimento/article/view/303>. Acesso em: 4 mar. 2026.

KUHN, Thomas S. A Estrutura das Revoluções Científicas. Tradução de Rubens S. G. de Araújo. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

ONU. Declaração dos direitos das pessoas deficientes. Resolução aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 9 dez. 1975. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec_def.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2026.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948. Disponível em: <http://www.dudh.org.br/declaracao/>. Acesso em: 4 mar. 2026.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 4. ed. São Paulo: Max Limonad, 2000.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 9. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2017.

SEVERI, Fabiana Cristina. Justiça em uma perspectiva de gênero: elementos teóricos, normativos e metodológicos. Revista Digital de Direito Administrativo, v. 3, n. 3 (especial), p. 574-601, 2016.

Downloads

Publicado

07-04-2026