RESPONSABILIDADE CIVIL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS EM SEUS TRABALHOS NAS REDES SOCIAIS
Palavras-chave:
Influenciador digital, Responsabilidade civil, Internet, Direito do consumidorResumo
O presente trabalho objetiva analisar o impacto do trabalho dos influenciadores digitais nas relações contemporâneas de consumo. Justifica-se o estudo frente a vulnerabilidade do consumidor, avaliando assim a responsabilidade civil dos influenciadores digitais e ainda a possibilidade de regulamentação da profissão. Observa-se que na atual sociedade de consumo, há relevância na opinião dos influenciadores, de forma capaz de moldar escolhas e comportamentos dos consumidores, concluindo-se de forma clara a posição vulnerável e influenciada do consumidor. Para o desenvolvimento do Artigo, realiza se a pesquisa de natureza básica estratégica, quanto ao objetivo descritiva e exploratória, a abordagem qualitativa, ao método hipotético-dedutivo, ao procedimento bibliográfico e documental com a utilização de artigos, livros, lei, doutrina e decisões judiciais. Diante do exposto, é possível concluir que o consumidor está em vulnerabilidade na relação de consumo, como já pacificado na legislação, e a atuação do influenciador digital traz grande peso, observando uma responsabilidade civil, considerando a publicidade e a capacidade de motivar escolhas diante da influência.
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